Parceria entre Sebrae e Prefeitura de Itabuna define plano de ação para este ano
O Plano de Ação para 2013, contendo as diretrizes da parceria entre Sebrae e Prefeitura de Itabuna, foi fechado em novo encontro de representantes das duas instituições, na terça-feira, 15, para afinar o esquema de trabalho e áreas de atuação. “Nosso plano conjunto de ações para este ano inclui a capacitação de todos os fiscais municipais de diferentes setores e do agente que atuará na Sala do Empreendedor, como prevê a Lei Geral”, explica a coordenadora da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo.
A reunião contou ainda com a participação do secretário municipal de Indústria Comércio e Turismo, José Humberto Martins, a gestora de Projetos Especiais do Sebrae de Itabuna, Valdinéia Borges, a consultora Ana Paula Cunha, a técnica da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), Mariana Muniz, e a agente designada para a Sala do Empreendedor, Elaine Sarmento.
Ficou definido entre parceiros que a inauguração da sala que vai atender aos Empreendedores Individuais acontecerá até o final de janeiro, em estande montado na Praça Adami, no centro de Itabuna.
Feiras livres - Um dos destaques da parceria é o projeto de revitalização e modernização de feiras livres no município. A ação será iniciada na Feira do Bairro São Caetano, onde trabalham cerca de 500 feirantes que movimentam a cada semana, em média, R$ 400 mil em vendas geradas pela circulação de 12 mil consumidores. Eles terão mais espaço, segurança e opções de lazer, além de ações de capacitação e formalização de novos empreendedores.
O Sebrae fará a estruturação organizacional e funcional da feira, capacitando e formalizando empreendedores e disponibilizando soluções empresariais para o crescimento de cada negócio. Comerciantes do entorno como a empresária Sônia Oliveira, do setor de vestuário e acessórios também serão beneficiados. Com a limpeza do canal aberto do São Caetano e a revitalização da área urbana, ela ganhará um acesso mais fácil às suas duas lojas, atraindo mais consumidores para o local.